Introdução:
A Sociedade Mineira de Cardiologia (SMC) valoriza e reconhece a alta qualidade das Reuniões realizadas nos diversos serviços de Cardiologia de Minas Gerais. Estes encontros fazem parte da rotina dos melhores serviços de Cardiologia e promovem:
1) Discussão de casos que ajudam o cardiologista na tomada de decisões (também chamado de “Heart Team”);
2) Análise de artigos científicos (comumente denominado Clube de Revista);
3) Atualização dos principais temas clínicos (Aulas de Atualização). As Reuniões promovem importante interação profissional, possibilitam a Educação Continuada dos Cardiologistas, e proporcionam a melhoria da qualidade assistencial a nossos pacientes.
Entretanto, neste início de 2020, fomos atropelados pela Pandemia Covid19 com suas inerentes repercussões sobre a vida das pessoas. As Reuniões, portanto, foram temporariamente canceladas na maioria dos Serviços de Cardiologia.
Consoante com a missão de promover a Educação Continuada e sempre apoiar o Cardiologista mineiro, a SMC desenvolveu a Ação de Apoio às Reuniões Clínicas.
A Ação:
A SMC esta oferecendo ao associado SMC, que esteja quite junto à SBC, o acesso gratuito à ferramenta de videoconferência para realização de reuniões virtuais. A ferramenta possibilita uma série de recursos técnicos, como compartilhamento de telas, inclusão de até 100 participantes e duração ilimitada. Também é possível manter a interação entre os participantes e manter a visualização de slides e documentos.(A SMC utiliza atualmente a Tecnologia Zoom, mas que poderá, à critério da SMC, ser substituída por tecnologia equivalente).
Objetivos:
A Ação visa viabilizar a realização das Reuniões nos diversos Serviços de Cardiologia do Estado de Minas Gerais, ofertando recursos tecnológicos e facilitações ao cardiologista associado.
Público-Alvo e Divulgação da Ação:
A Ação se destina aos Cardiologistas do Estado de Minas Gerais.
Divulgação da Ação: A SMC direcionará a Ação, neste primeiro momento, ao Coordenador de Equipe ou Coordenador de Serviço de Cardiologia, identificados pela Diretoria SMC e Diretores de Regionais. Caberá ao Coordenador da Reunião, indicar os participantes da Reunião. O Coordenador da Reunião deve ser necessariamente cardiologista associado à Sociedade Brasileira de Cardiologia e SBC-MG e estar adimplente com estas entidades.
Período da Ação:
A Ação se inicia dia 07 de abril de 2020 e se realiza prioritariamente durante este crítico período de restrições impostas pela Pandemia Covid19. A Ação poderá ser prorrogada até o final do ano de 2020. A SMC avaliará a renovação da Ação em 2021, a depender da análise dos Indicadores de Efetividade da Ação
Indicadores de Qualidade:
A Diretoria da SMC analisará a efetividade da Ação a cada 3 meses e ao final do ano de 2020. A diretoria Científica e Diretoria Administrativa, em conjunto com os colaboradores administrativos da SMC, ficarão responsáveis por consolidar os dados e promoverem sua apresentação e discussão.
Indicadores de qualidade da Ação de Apoio às Reuniões Clínicas:
– Demanda: número de reuniões realizadas utilizando-se esta tecnologia
– Abrangência: número de cardiologistas que participaram das Reuniões
-Satisfação do usuário: – grau de satisfação do cardiologista associado com a Ação (percepção colhida em entrevista com o coordenador do serviço que solicitou a Reunião).
Passo-a-passo para se realizar uma Reunião Clínica virtual SMC:
1º)Solicitação: O Coordenador do Serviço de Cardiologia (ou Coordenador de Equipe de Cardiologistas), receberá um comunicado da SMC informando sobre a Ação e o Passo-a-Passo. Havendo interesse da Equipe em realizar reuniões virtuais, o Coordenador de Serviço ou Equipe deverá preencher a Ficha de Solicitação e enviar por e-mail à SMC (cardiologia@smc.org.br).
A Ficha de Solicitação inclui dados objetivos da Reunião:
1) Identificação do Cardiologista responsável (Coordenador do Serviço e Coordenador da Reunião Clínica);
2) Data e horário;
3) Nome e contato dos participantes (e-mail e celulares); e Termo de Compromisso.
2º)Agendamento: A Secretária da SMC recebe a Ficha de Solicitação, avalia a disponibilidade de agenda, reserva o horário, e responde por e-mail ao solicitante. Para que a SMC possa fazer melhor gerenciamento da Agenda, as marcações deverão ser renovadas, inicialmente, a cada 02 meses.
3º)Distribuição do Link de Acesso: Confirmada a disponibilidade e agendamento da Reunião, a SMC distribuirá uma mensagem-convite com o Link de Acesso aos participantes previamente indicados pelo Coordenador, via e-mail ou via telefone celular. Excepcionalmente, a SMC poderá disponibilizar o Link de Acesso ao Coordenador da Reunião e este disponibilizará este Link aos integrantes de sua equipe de Cardiologia. Para cada reunião, sempre será necessário criar e disponibilizar um Link de Acesso específico.
4º)Acesso à Reunião: No dia e horário marcado, o participante convidado deve apenas clicar no link recebido e, preencher dados simples de identificação e, automaticamente, será direcionado à sala da Reunião virtual.
5º)Princípios éticos da Reunião: O coordenador da Reunião assume a responsabilidade de escolher os participantes da Reunião, garante não haver divulgação de propaganda ou promoções vinculadas à indústria farmacêutica ou outro patrocinador, responsabiliza-se pela condução ética das discussões clínicas envolvendo pacientes, responsabiliza-se em garantir a privacidade e sigilo de todos dados médicos apresentados (garantir que não sejam exibidos nomes e fotos de pacientes).
6º)Lista de participantes: O acesso à lista dos participantes (nome e contato) será consentido à Sociedade Mineira de Cardiologia.
Considerações finais:
A SMC, sempre ao lado do cardiologista mineiro, trabalha fortemente compromissada com a missão de transformar o conhecimento científico na melhor qualidade assistencial à nossa população.
Atenciosamente,
Diretoria SMC Biênio 2020-2021
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