A Sociedade Brasileira de Cardiologia publicou recentemente, a nova Diretriz Brasileira de Ergometria em População Adulta – 2024, um documento que consolida as informações e recomendações das Diretrizes anteriores do DERC/SBC, além de abordar os recentes avanços científicos que estão em destaque na literatura.

Dois renomados membros da SMC participaram efetivamente do documento:

– Editor e Autor da Diretriz, Dr. Odilon Gariglio Alvarenga de Freitas, Cardiologista, Ergometrista, Ex-Presidente da SBC/MG (2014-2015) e Coordenador Serviço de Métodos Gráficos do Minascor Centro Médico.

– Autor da Diretriz e com relevante contribuição na sessão de “Ecocardiografia sob Estresse”, Dr. José Luiz Barros Pena, Ex-Presidente do Departamento de Imagem Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia (DIC/SBC) e Membro da Comissão Defesa e Ética Médica da SBC/MG.

O documento trouxe significativa expansão das indicações para a realização do Teste Ergométrico e Teste Cardiopulmonar de Exercício nas doenças cardiovasculares e suas comorbidades (sendo a maioria com grau de recomendação Classe I e IIa). 

A Diretriz atualizou a maioria dos critérios hemodinâmicos, autonômicos, eletrocardiográficos e metabólicos, tanto quanto aos seus valores de referência, quanto à sua interpretação e/ou aplicação.

Também abordou a Ergometria associada aos métodos de imagem em cardiologia bem como, a possibilidade de realização de outros exames simultaneamente e adicionalmente ao teste (exemplos: índice tornozelo-braquial pós-esforço, oximetria não invasiva, exames laboratoriais etc.).

Esta Diretriz será importante referência para a prática diária dos cardiologistas e clínicos de outras especialidades, além dos médicos em formação e atuantes na área de Ergometria.

A participação dos cardiologistas mineiros nas Diretrizes reforça o compromisso com a representatividade regional neste esforço nacional, enquanto evidencia o comprometimento da comunidade cardiológica mineira com a excelência científica e a qualidade nos cuidados da saúde da população em todo o país.

Acesse e baixe gratuitamente a Diretriz nas versões em português, inglês e on-line (DOI: 10.36660/abc.20240110):
https://abccardiol.org/article/diretriz-brasileira-de-ergometria-em-populacao-adulta-2024/